segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Numa relação os opostos se atraem, se distraem, se anulam ou se completam? Eis as questões!





 
         Numa dessas conversas informais e costumeiras entre amigas surgiu uma inquietante discórdia: numa relação os opostos se atraem, se distraem, se anulam ou se completam? As opiniões ficaram divididas, mas antes de abordá-las, irei levantar alguns fatos sobre o assunto.  
  O ser humano é um Ser social. Não consegui viver bem se estiver completamente sozinho. Uma das maneiras que o completam, é a busca de uma companhia amorosa para dar sentido a sua vida. Em todas as épocas existiu e com certeza existirá a temática da busca constante do amor entre casais. Na Bíblia, romances, novelas, contos, filmes, músicas ou na vida real, sempre encontramos uma forma de relatarmos o amor, principalmente no que diz respeito a casais. Embora seja uma questão muito antiga e ao mesmo tempo sempre presente, saber manter um relacionamento e entender o motivo do início deste, ainda representa uma grande interrogação na cabeça de todos que procuram um verdadeiro amor. Para tanto, a palavra relacionamento suscita a partir de um sentido mais amplo, as capacidades de saber comunicar com o outro, aceitar e respeitar. No mundo não existe pessoas iguais, há no mínimo gostos  parecidos.
       
   O que aconteceria se encontrássemos alguém idêntico a nós mesmos? A reacção seria parecida com aquela situação em que somos indiciados a fazermos uma descrição de quem somos. Como seria conviver com uma pessoa igual a você? Será que para amarmos  alguém teríamos que necessariamente sermos o oposto ou iguais a quem gostamos? Será que numa relação temos que nos anular em detrimento do Outro? Ou é fundamental manter nossas especificidades respeitando as do companheiro (a)?
 
   O “x” da questão estar em como saber lhe dar com as diferenças do ser supostamente amado. Digo supostamente porque nem sempre aquele primeiro amor será o único.
     Mas o que é amor? De acordo com o Aurélio, é um "1.sentimento que predispõe alguém a desejar o bem de outrem.2.Sentimento de dedicação absoluta de um ser a outra, ou  a uma coisa.3.inclinação ditada por laços de família (...)Afeição, amizade e simpatia (...)." Ao analisar a segunda definição, para ter um bom relacionamento seria necessário se anular com total dedicação ao outro? Quem seria feliz vivendo a vida de outra pessoa? Vejamos agora, algumas definições de amor retiradas do Portal da Família ditas por crianças:
- "Amor é quando mamãe vê o papai suado e mal cheiroso e ainda fala que ele é mais bonito que o Robert Redford"  (Chris, 8 anos).   
-"Quando você fala para alguém algo ruim sobre você mesmo e sente medo que essa pessoa não venha a te amar por causa disso, aí você se surpreende, já que não só continuam te amando, como agora te amam mais ainda" -( Samantha , 7 anos).
-"Amor é como uma velhinha e um velhinho que ainda são muito amigos, mesmo conhecendo há muito tempo" - (Tommy, 6 anos). 
 Segundo citação de um autor desconhecido postado ainda no Portal da Família após as definições das crianças, 
"para que você possa viver o amor não é preciso procurar muito, ele está nas pequenas coisas...
Apenas ame como criança, e será muito feliz".

 A lógica seria encarar o sentimento existente pelo bem amado independente de seus defeitos, diferenças  ou obstáculos que venham a surgir, como por exemplo, o medo de sofrer com possíveis decepções, fazem com que muitos adiem o comprometimento com relacionamentos sérios.Para tanto, "Amor não é se envolver com a pessoa perfeita,
aquela dos nossos sonhos.Não existem príncipes nem princesas.Encare a outra pessoa de forma sincera e real, exaltando suas qualidades, mas sabendo também de seus defeitos.O amor só é lindo, quando encontramos alguém que nos transforme no melhor que podemos ser".( Autor desconhecido)
 Segundo Camões:

Amor é fogo que arde sem se ver,
é ferida que dói, e não se sente;
é um contentamento descontente,
é dor que desatina sem doer.

É um não querer mais que bem querer;
é um andar solitário entre a gente;
é nunca contentar-se de contente;
é um cuidar que ganha em se perder.

É querer estar preso por vontade;
é servir a quem vence, o vencedor;
é ter com quem nos mata, lealdade.

Mas como causar pode seu favor
nos corações humanos amizade,
se tão contrário a si é o mesmo Amor?  
Conviver, aceitar e não temer, será dessa forma, os primeiros passos para iniciar a concretização do amor. Para a psicóloga Juliana em seu artigo publicado no MSN:
"Aquele que muito teme sofrer, que muito teme se relacionar também teme amar, já que o amor é um risco, uma entrega sem garantias, sendo entretanto um encontro fundamental para o ser humano.O encontro com o "interessante" é acima de tudo o encontro com a sua capacidade em se permitir ser feliz. Aquele que despertou algo em você se tornará verdadeiramente interessante no momento em que as portas para um relação estiverem abertas. O interessante pode estar na surpresa, no inesperado, no pouco programado e pouco planejado, está na forma saudável de enxergar o mundo e na forma saudável de nele se viver".

Para essa questão, Drummond nos diz que:
"Quando encontrar alguém e esse alguém fizer seu coração parar de funcionar por alguns segundos, preste atenção: pode ser a pessoa mais importante da sua vida.
Se os olhares se cruzarem e, neste momento,houver o mesmo brilho intenso entre eles, fique alerta: pode ser a pessoa que você está esperando desde o dia em que nasceu. Se
o toque dos lábios for intenso, se o beijo for apaixonante, e os olhos se encherem d’água neste momento, perceba: existe algo mágico entre vocês.
 Vinícius de Morais em seu soneto intitulado " Soneto da Felicidade", cita que:  
De  tudo ao meu amor serei atento [...]
                                         Quero vivê-lo em cada vão momento[...]
                                         E rir meu riso e derramar meu pranto[...]

                                        Eu possa me dizer do amor (que tive):
                                        Que não seja imortal, posto que é chama

                                        Mas que seja infinito enquanto dure.

 
Diante dessas definições e afirmações, qual seria a resposta para o seguinte questão:Numa relação os opostos se atraem, se distraem, se anulam ou se completam? Será que no momento em que as pessoas se apaixonam, elas  pensam nesses fatos? Essas questões são relativas?Dependerão de cada casal?

 O essencial não é pensar em padrões de compatibilidades para uma convivência amorosa dar certo, mas procurar vivê-la da melhor forma possível. O fato é, não dá para apenas sentir atracção nem se anular, tem que haver comprometimento, afectividade e entendimento recíproco. Haver diferenças também não impede a aproximação de pessoas, pois se assim o fosse, nós brasileiros não existiríamos porque somos frutos de uma mistura de diferenças. Sendo assim, o que fazer quando de repente surgem tais sintomas:
[...]Se esse turu tatuado no meu peito
Gruda e o turu, turu, turu, não tem jeito
    Deixa sua marca no meu dia-a-dia
    Nesse misto de prazer e agonia

   Nem estou dormindo mais
  Já não saio com os amigos
  Sinto falta dessa paz,
  Que encontrei no seu sorriso
  Qualquer coisa entre nós,
  Vem crescendo pouco a pouco
  E já não nos deixa sós
  Isso vai nos deixar loucos...      
(Composição: Versão: Ricardo Moreira)        





      Pablo Neruda assiná-la que: "o  maior dos sofrimentos é nunca ter sofrido", ou seja, pior que sentir as dificuldades de algo vivido, é não vivê-lo e sofrer por antecipação. Não tenha medo de buscar ser feliz, tenha amor próprio para amar alguém. Não esqueça de si ou tão pouco se distancie por conta de possíveis desentendimentos. Procure sempre se completar em meio as diferenças e lembre-se sempre: " que seja infinito em quanto dure",  "o amor só é lindo, quando encontramos alguém que nos transforme no melhor que podemos ser" e que somos em quanto vivermos, eternos aprendizes. Não se abale com antigas decepções, aprenda com os erros e saiba que o melhor estar por vir. Por tanto caras amigas, os opostos se completam.



                                                                                     Patty Lima, 28/02/11 à 1:40 da manhã.

5 comentários:

  1. Amiga, você está uma "letrada". rs! Seus textos, além de bons, são interessantes de ler. Desperta a vontade de começar e terminar uma leitura, é isso que falta em muitos textos atualmente. Considero de extrema importância o fato de criar textos "gostosos", que propicie uma verdadeira leitura prazerosa. Encontrei isso em seus texto, além do mais, as imagens são muito bem selecionadas. Mas senti falta de uma só coisa: você. No inicio você se descreve como estudante e professora, queria saber mais de suas experiências como tais, tenho certeza que muitas pessoas iriam se identificar com seus textos se encontrassem um pouco dessa realidade (vida de aluno e professor) dentro deles. Do mais, você está arrasando, continue assim! Beijos. Depois quero um autógrafo!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Faby, sua opinião é muito importante. Vc sabe que sou tua fã, adoro os teus textos! Adorei a sugestão e vou tentar efetivá-la da melhor forma possível.Ah!..vc que está me devendo um autógrafo.
    Vlw pela visíta,
    Bjooo.

    ResponderExcluir
  3. Andréa Muniz

    Paty,,,,,,,,,,
    Vc está de parabéns, adorei os textos...
    Te adimiro cd vez mais, vc é maravilhosa...
    Parabéns,,,,, bjs!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Déa. Sinta-se a vontade para sugerir e criticar as postagens do blog. Fico feliz que tenha gostado. Quem sabe futuramente,estarei postando as atividades de nossa escola particular, heim sócia?!..rsrsrs
    Bjoo

    ResponderExcluir

Seguidores