terça-feira, 15 de março de 2011

15 de Março, Dia da Escola

                                         


                                            A Escola - Paulo Freire






Escola é...


o lugar onde se faz amigos


não se trata só de prédios, salas, quadros,


programas, horários, conceitos...


Escola é, sobretudo, gente,


gente que trabalha, que estuda,


que se alegra, se conhece, se estima.


O diretor é gente,


O coordenador é gente, o professor é gente,


o aluno é gente,


cada funcionário é gente.


E a escola será cada vez melhor


na medida em que cada um


se comporte como colega, amigo, irmão.


Nada de ‘ilha cercada de gente por todos os lados’.


Nada de conviver com as pessoas e depois descobrir


que não tem amizade a ninguém


nada de ser como o tijolo que forma a parede,


indiferente, frio, só.


Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,


é também criar laços de amizade,


é criar ambiente de camaradagem,


é conviver, é se ‘amarrar nela’!


Ora , é lógico...


numa escola assim vai ser fácil


estudar, trabalhar, crescer,


fazer amigos, educar-se,


ser feliz .

Sugestão de atividades:


Esta data é uma ótima oportunidade para resgatar com os alunos a história da escola em que estudam.
Verifiquem se há um símbolo, um hino, um patrono, o motivo de ter recebido o nome que tem etc.

Dia da Escola

Projeto:

O que eu mais gosto em minha escola


•Em roda de conversa explorar oralmente o texto Minha escola é legal (Caixa de idéias), fazendo perguntas e ouvindo os alunos sobre as atividades que realizam na escola.

•Pedir que os alunos registrem, desenhando, pintando ou colando imagens sobre o que cada um mais gosta de fazer na escola.

•Organizar uma exposição em classe com todos os desenhos, trazendo os títulos escritos em letra bastão: BRINCAR - PINTAR - OUVIR HISTÓRIAS etc.



Minha escola é assim



•Ainda em roda de conversa, perguntar sobre o cotidiano escolar e ouvir os alunos sobre as atividades que realizam na escola. Perguntar se eles conhecem a história da escola em que estudam, seu nome, o de seus diretores, sua localização, quais as turmas que mantém, os profissionais que trabalham na escola e suas dependências.

•Passear pela escola com a turma, visitando suas dependências, nomeando-as e explicando que atividades se fazem em cada uma delas. Mostrar e nomear oralmente o mobiliário e os diferentes objetos que existem em cada lugar.

•Em sala de aula, motivá-los para a atividade que virá. Separar os alunos em grupos de interesse (TURMA DO PÁTIO, TURMA DA CANTINA etc.), nomeando-os com um crachá.

•Entregar a cada turma a metade de uma cartolina, canetas coloridas ou lápis cera e pedir que façam um desenho coletivo das atividades realizadas na dependência escolhida e de seu mobiliário (por exemplo: se o grupo escolheu biblioteca, provavelmente representará algumas crianças lendo livros, fazendo teatrinho, e o ambiente terá estantes, almofadas, livros, etc). O professor poderá registrar no quadro as atividades e o mobiliário citado pelos alunos, por exemplo:


TURMA DA BIBLIOTECA

TURMA DA CANTINA

LER LIVROS E REVISTAS

LANCHAR

ESTUDAR COMPRAR DOCES

ESTANTES DOCES E BALAS

CADEIRAS SALGADINHOS

LIVROS E REVISTAS REFRIGERANTES


•Informar às turmas que, com o auxílio do professor, irão montar uma maquete

que reproduza, ainda que precariamente, a dependência da escola escolhida. Sugerir que usem o desenho coletivo como fonte de idéias. Oferecer materiais como sucatas variadas, cartolinas, cola, caixas de fósforos vazias, tesoura, revistas e folhas de papel colorido e com diferentes texturas. Auxiliar os alunos a reproduzir o mobiliário, decorar os locais e a registrar seus nomes no trabalho.


•Utilizar etiquetas e palitos de sorvete para simular placas de sinalização: PÁTIO - SALA DE LEITURA - CANTINA - SECRETARIA - DIRETORIA, etc.


•Montar uma exposição e fazer convites às demais turmas para visitação.


Sugestões gerais para a exploração do texto nos diferentes níveis:

• O que você faz na sua escola?

• O que você mais gosta de fazer na sua escola?

• Que outras coisas você pode fazer na escola?

• Que brincadeiras são citadas no poema?

• O que você aprende na escola?

texto:

Minha escola é mais legal (Flávia Muniz)

A escola em que eu estudo
É um lugar muito feliz.
Todo dia, vamos juntos,
Eu, a Cida e o Luis.

No caminho vou pensando
Já na hora de brincar.
Pega-pega, futebol,
No recreio vou jogar.

Com a minha professora,
Aprendo a ler a contar.
Brinco de faz-de-conta
Sei escrever e pintar.

Quando toca o sinal,
Faço fila e vou em frente.
A melhor lição da escola,
Fica no coração da gente!

Fonte: http://wata-eh-legal.blogspot.com/2008/02/educao-infantil-15-de-maro-dia-da.html
Vídeo:http://www.youtube.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores