terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

"Educação Não-Formal e Cultura Política: impactos sobre o associativismo do terceiro setor"


                
"A nova edição deste livro justifica-se pelo seu valor simbólico - de ter pautado uma temática/problemática da realidade social no campo da pesquisa e produção de conhecimento. Seu pressuposto básico é - há formas educacionais fora da realidade escolar, fora da educação formal propriamente dita. Há produção de saberes e aprendizagens extracurriculares, distintos do conhecimento prescrito às escolas, e fazem parte da formação dos indivíduos. A educação não formal é fundamental para a formação para a cidadania, para o exercício da civilidade no convívio com o outro e na utilização de padrões éticos, para o reconhecimento e a aceitação da diversidade cultural e suas diferenças, para a prática da n&ati lde;o violência em todas as esferas da vida etc. Portanto, além de ampliar o escopo de atuação não formal para outros campos, considera-se que ela é parte da formação de todo ser humano, independentemente de classe, origem, ou qualquer outra forma de identidade ou pertencimento social, econômico, cultural, linguístico, ou político".


  •Está postagem tem como objetivo dicutir sobre a temática abordada na disciplina Estágio Superisionado I. Antes de começar a discussão do livro de Maria da Glória Gohn, é preciso pensar e entender o que vem a ser: educação não formal, associativismo e  terceiro setor. Para tanto, gostaria que colegas de classe contribuíssem ao participar com comentários a respeito do tópico proposto. Aguardo a participação de vocês!


Um comentário:

  1. "O estado prepara as pessoas às sua maneira sistematica em que, a valorização do capital desconstrói a identidade humana gerando a divisão social, ou seja é uma educação numa perspectiva formal, mas que em seu reflexo traduz a informalidade o desconhecimento dos valores sociais que conceitua o poder como uma vestimenta. Para tanto, a construção de ientidade do ser humana é abalada pelos princ´pios "éticos" do estado. Educação dominadora, exxemplo de uma educação náo-formal".

    Por José de Souza.

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