quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Que Deus...



   

Guie meus passos para trilhar o caminho certo;Ilumine minha vida, principalmente quando meus olhos forem incapazes de enxergar a obscuridade que me cerca; e não me deixe perder de vista: sonhos, objetivos, amores... 

Não deixe ficar alheia a realidade, seja ela qual for.
Não me deixe faltar sensibilidade para perceber e sentir a reciprocidade dos sentimentos bons!
Potencialize minha audição para ouvir e abstrair apenas palavras positivas e verdadeiras;
Sempre descongestione meu olfato para não deixar de sentir, cheiros que contribuam para minha felicidade;
Organize meus pensamentos e ações equilibrando razão e emoção;
Quando for ou não capaz de perceber tudo isso, dê-me serenidade, fé, determinação, esperança, vontade de viver para superar obstáculos, e a cegueira decorrente das ilusões e desencantamentos.
Conceda-me vontade para RECOMEÇAR sempre!

                                                          PATTY LIMA

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Jeremoabo, todo dia é teu dia!





Em 06 de julho de 2012, aos  87 anos de história como cidade, Jeremoabo erradia 181 anos de emancipação política  (25.10.1831).  A cidade baiana foi povoada originalmente por Tupinambás dos grupos Muongorus e Cariacás. Batizada com nome originariamente indígena,  Jeremoabo, em  tupinambá significa "plantação de abóbora". O município foi formado a partir de uma sesmaria, que o português Garcia D´Ávila recebeu do monarca João III no século XVI. O início da povoação foi marcada por lutas entres os missionários e Garcia D´Avila, pois o português, responsável por essas terras, escravizava os índios. Sem apoio dos missionários, o donatário incendiou a povoação original. Contudo, foi obrigado a reconstruí-la devido a intervenção do Papa e do governo colonial. 
87 anos na condição de cidade, 181 de emancipação política e 387 anos de fundação.  Em torno desse processo de transformação no nível organizacional da cidade, seja em seu aspecto econômico, político, social e etc. Qual a evolução do jeremoabense? Será que as atitudes como cidadãos foram emancipadas de acordo com a cidade? 


 
 


                                                                                                                                                                                      
                                                                                                                        Patrícia Lima, 06/07/2012.




quarta-feira, 4 de julho de 2012





 "Quero um beijo na testa, um abraço forte quando eu estiver chorando e um “Eu te amo” inesperado; um Eu te amo e não um Amo você. Quero jogar videogames até o fim da tarde, mesmo que perdendo e perdendo feio, mesmo que você ria do meu dom “incrível” para jogos violentos no play station. Quero assistir jogos de futebol no meio do povão mesmo, chamar o juiz de todos os nomes feios e principalmente gritar “Foi impedimento!” e saber do que estou falando. Quero assistir filmes no frio do meu quarto, e quero que você tire toda a minha atenção no meio dele. Quero que você me irrite, me irrite muito, e depois tire toda a minha suposta raiva de você com um beijo estalado. Quero que você vire melhor amigo do meu irmão mais novo e que os dois, juntos, armem para rir da minha cara sempre que for possível. Quero ver você e meu pai juntos, numa mesa, conversando sobre coisas como o tempo e política. Quero ver ele falando sobre como você não é bom o suficiente para mim e como meu coração e minhas memórias vão negar tudo que ele tá falando. Quero ver você, envergonhado, tentando conversar com a minha mãe e fazer boa impressão. Quero te ver sendo interrogado por todas as minhas amigas, e mesmo após toda a sessão de vergonha, ser capaz de sorrir, me dar um beijo na testa e falar "Gostei muito delas, amor'. Quero ser seu amor, seu anjo, sua bebê. Quero você na minha vida, de cabeça, sem previsão pra saída."




                                                                                            (The-Puzzle)


É indeterminado, não tem dia, hora, idade...


" Fizeram a gente acreditar que amor mesmo, amor pra valer, só acontece uma vez, geralmente antes dos 30 anos. Não contaram pra nós que amor não é acionado, nem chega com hora marcada. Fizeram a gente acreditar que cada um de nós é a metade de uma laranja, e que a vida só ganha sentido quando encontramos a outra metade. Não contaram que já nascemos inteiros, que ninguém em nossa vida merece carregar nas costas a responsabilidade de completar o que nos falta: a gente cresce através da gente mesmo. Se estivermos em boa companhia, é só mais agradável. Fizeram a gente acreditar numa fórmula chamada dois em um: duas pessoas pensando igual, agindo igual, que era isso que funcionava. Não nos contaram que isso tem nome: anulação. Que só sendo indivíduos com personalidade própria é que poderemos ter uma relação saudável. Fizeram a gente acreditar que casamento é obrigatório e que desejos fora de hora devem ser reprimidos. Fizeram a gente acreditar que os bonitos e magros são mais amados, que os que transam pouco são caretas, que os que transam muito não são confiáveis, e que sempre haverá um chinelo velho para um pé torto. Só não disseram que existe muito mais cabeça torta do que pé torto. Fizeram a gente acreditar que só há uma fórmula de ser feliz, a mesma para todos, e os que escapam dela estão condenados à marginalidade. Não nos contaram que estas fórmulas dão errado, frustram as pessoas, são alienantes, e que podemos tentar outras alternativas. Ah, também não contaram que ninguém vai contar isso tudo pra gente. Cada um vai ter que descobrir sozinho. E aí, quando você estiver muito apaixonado por você mesmo, vai poder ser muito feliz e se apaixonar por alguém."
                                                                                                                             John Lennon




Já nascemos inteiros! Porém, como todo ser humano é de natureza relacional, precisamos e sentimos a nessecidade do outro. Ninguém conseguirá sobreviver sozinho! Só precisamos de alguém que faça bem. Ninguém merece carregar a responsabilidade de servir de suprimento para outra pessoa. A gente cresce através de nossa determinação. Mas, se estivermos em boa companhia, será mais agradável.
          


                                                                                                      PATTY LIMA.


quarta-feira, 16 de maio de 2012



 



Maio 15, 2012
"O amor é viver sua própria vida, mas compartilhando-a. É o perdão. Cometer um milhão de erros e transformá-los em experiências de aprendizagem. O amor é o otimismo, paciência, e às vezes é apenas um beijo quando não há mais nada a dizer."

quinta-feira, 3 de maio de 2012

 
 
♫♪♫ Qual letras que se veem a bordo da borboleta
Fui à luz e vi a tempo a tempestuosa escuridão
Acostumei-me ao comportamento natural das coisas
E então pedi ao amor uma companhia que mudasse o meu percurso
Entre a fresta do invisível e a ausência do merecido
Vi o que queria ver
Guardei uma gota para lavar-me o suor caseiro
E me fazer sonhar na viagem, pleno de ti
Não sei de onde vens, mas chegaste ♫♪♫

domingo, 29 de abril de 2012



"Se a convulsão não trouxer ao mundo o reino da felicidade, pelo menos substituirá a camada podre, ruim, má, exploradora, sem ideal, sem gosto, perversa, sem inteligência, inimiga do saber, desleal, vesga que nos governa, por uma outra até agora recalcada, que virá com outras idéias, com outra visão da vida, com outros sentimentos para com os homens (…). A vida do homem e o progresso da humanidade pedem mais do que dinheiro, caixas-fortes atestadas de moedas, casarões imbecis com lambrequins vulgares. Pedem sonho, pedem arte, pedem cultura, pedem caridade, piedade, pedem amor, pedem felicidade; e esta, a não ser que se seja um burguês burro e intoxicado de ganância, ninguém pode ter, quando se vê cercado da fome, da dor, da moléstia, da miséria de quase toda uma grande população". 
                                                                                                                                                                                                                                                        Lima Barreto.
Os Dez Mandamentos Seculares
 
"DOMINE... sua fala. Diga sempre menos do que pensa. Cultive uma voz baixa e suave.
 
PENSE ... antes de fazer uma promessa e depois não a quebre, não importa o quanto lhe
custe cumpri-la.
NUNCA ... deixe passar uma oportunidade para dizer uma coisa meiga e animadora a
uma pessoa ou a respeito dela.
TENHA ... interesse nos outros - em suas ocupações, em seu bem-estar, seus lares e
família. Seja sempre alegre com os que riem e lamente com os que choram. Aja de tal
maneira que as pessoas com quem se encontrar sintam que você lhes dispensa atenção e
lhes dá importância.
SEJA... alegre. Conserve-se sorrindo. Ria das histórias boas e aprenda a contá-las.
 
CONSERVE...  a mente aberta para todas as questões de discussão. Investigue, mas não
argumente. É próprio das grandes mentalidades discordar e ainda conservar a amizade do
seu oponente.
DEIXE ...  que suas virtudes falem por si mesmas e recuse a falar das faltas e fraquezas
dos outros. Condene murmúrios. Faça uma regra de falar só coisas boas dos outros.
 
TENHA... cuidado com os sentimentos dos outros. Gracejos e críticas não valem a pena e
freqüentemente magoam quando menos se espera.
NÃO ...  faça questão das observações más a seu respeito. Viva de modo que ninguém as
acredite.
NÃO...  seja excessivamente zeloso dos seus direitos. Trabalhe, tenha paciência, conservese
calmo, esqueça-se de si mesmo e receberá a recompensa."
 
"A passagem do tempo deve ser uma conquista e não uma perda."




quinta-feira, 19 de abril de 2012




No pico mais alto, 
nas montanhas mais distantes e nos mais belos jardins,
lá está o meu amor!
Um amor puro, sincero e verdadeiro,
e com o passar dos tempos,
 vem cicatrizando mais e mais o meu coração.
E se nada deu certo entres nós, é porque algo de errado eu sei que fiz!
A sua vida na minha, a minha vida na sua. 
Tudo passou, o inverno acabou, mas a paixão continua!
                                                                                                                 
                                                                                                                          Edson Lima

domingo, 26 de fevereiro de 2012

As coisas acontecem...




Foi assim,
um dia enchi meus olhos com brilho suave de olhar.
Aos poucos sentia a emoção bater mais forte, coração acelerar.
(...)Infinitas observações,não sabia que também desejava o encontro desse fitar !

Entre jardins de incertezas,
vaguei no tempo vivendo sensações vazias.
Deixei no esquecimento aquele brilho,
achei que estaria apagado,
e de repente, não mais estava,
 talvez jamais estivesse deixado de brilhar!

E  quando nos desencontramos,
as coisas aconteceram apenas numa troca de mirar...
                   
 By: Lima
                                                                                       


  


terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

"Educação Não-Formal e Cultura Política: impactos sobre o associativismo do terceiro setor"


                
"A nova edição deste livro justifica-se pelo seu valor simbólico - de ter pautado uma temática/problemática da realidade social no campo da pesquisa e produção de conhecimento. Seu pressuposto básico é - há formas educacionais fora da realidade escolar, fora da educação formal propriamente dita. Há produção de saberes e aprendizagens extracurriculares, distintos do conhecimento prescrito às escolas, e fazem parte da formação dos indivíduos. A educação não formal é fundamental para a formação para a cidadania, para o exercício da civilidade no convívio com o outro e na utilização de padrões éticos, para o reconhecimento e a aceitação da diversidade cultural e suas diferenças, para a prática da n&ati lde;o violência em todas as esferas da vida etc. Portanto, além de ampliar o escopo de atuação não formal para outros campos, considera-se que ela é parte da formação de todo ser humano, independentemente de classe, origem, ou qualquer outra forma de identidade ou pertencimento social, econômico, cultural, linguístico, ou político".


  •Está postagem tem como objetivo dicutir sobre a temática abordada na disciplina Estágio Superisionado I. Antes de começar a discussão do livro de Maria da Glória Gohn, é preciso pensar e entender o que vem a ser: educação não formal, associativismo e  terceiro setor. Para tanto, gostaria que colegas de classe contribuíssem ao participar com comentários a respeito do tópico proposto. Aguardo a participação de vocês!


  
                         
Amar e ser amado é uma das buscas mais constantes e essenciais na vida do ser humano. Amar ultrapassa qualquer desilusão. Não importa quantas foram às vezes em que a decepção se fez presente. Sempre tentamos...Erra-se, perdoa-se, a magoa insiste, mas, sempre há  esperança e a tentativa de superar mais um desafio! Das palavras de Luíz Fernando Veríssimo, reflito a partir das últimas linhas: " Não deixe que a saudade sufoque, que a rotina acomode, que o medo impeça de tentar..." ´Fácil proferí-las, difícil colocá-las em prática.Como são complexas essas coisas do coração!  (JSL)

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012




Que a Esperança permaneça em mim, assim como luz permanece no sol a cada amanhecer !
#supercansada!
  Patrícia Lima

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Lembranças que marcam nossa vida...

 
Quando viajo para o passado,
passeio por lembranças,
visito todos os momentos, e em todos tenho vontade de apreciá-los novamente.
Ao recordar dos dias marcantes, sinto vontade de fazer um flash back bem demorado das cenas vividas...estilo câmera lenta.
 E como diria a Fernanda Brum:
 Lembro com carinho  o dia que te conheci.
Hoje eu te respeito demais, vejo a falta que você faz, não demore tanto assim a me procurar, não mandei vc me conquistar !!! Adivinha quem ???

Seguidores